Bem-vindo

Esta página é parte do trabalho final de curso desenvolvido por Patrícia Marques, mestranda em Ciências da Informação e Documentação - vertente Arquivística, da FCSH-UNL.

O trabalho aqui apresentado funciona como complemento da componente escrita da Dissertação, constituindo a parte prática da investigação - a descrição arquivística e a construção do Quadro Orgânico-Funcional Familiar.

Prentende-se dar a conhecer o Arquivo Castro/Nova Goa, bem como a família que lhe deu origem, com os seus membros e ramos familiares.

As descrições apresentadas contemplam apenas uma parte do Arquivo mas, ainda assim, dão a conhecer um pouco do conteúdo, possibilitando a sua divulgação.

O modelo sistémico, utilizado na representação da informação, devolve os documentos ao seu produtor/recetor. Assim, em cada geração (secção) são apresentados os vários membros (subsecção) e quais os ramos familiares ou documentos profissionais que entraram na família (subsistemas).

A pesquisa é possível através da barra de pesquisa ou navegando nos itens do lado esquerdo. Nesta última opção tem-se uma noção mais concreta da estrutura hierárquica.
Para os registos de autoridade, a pesquisa pode, para além dessas duas opções, ser feita através de um clique no nome das entidades que estão associadas aos documentos.

Para mais informações, podem contactar-se os responsáveis pelo ACNG através do endereço de email facultado.